quarta-feira, 10 de julho de 2013

DICA: O SEU CÃO PUXA MUITO - QUE COLEIRA USAR?


Antes de tudo é preciso saber porque é que os cães puxam!

1. Por um reflexo condicionado que os leva a exercer força no sentido oposto ao aplicado por uma coleira ou peitoral. 

2. Porque a velocidade com que um cão anda, em passo normal, é muito mais rápida do que a nossa.

3. O terceiro motivo e talvez o mais curioso é que nós treinamos muito eficazmente os nossos cães a puxarem na trela. O cão é colocado na trela e o passeio começa, o cão puxa na trela, e a nossa tendência é caminhar enquanto o cão puxa. Por cada passo que damos com o cão a puxar na trela, estamos a ensiná-lo que puxar na trela é eficaz para poder caminhar para a frente. O reforço positivo é a oportunidade de caminhar enquanto puxa. O cão aprende na realidade que para se deslocar tem que puxar na trela.

Se o seu cão puxa muito na trela, procure numa loja de animais um "halti harness" ou um bom peitoral, acolchoado com pega no dorso e na frente. Estas novas trelas não ensinam o seu cão a não puxar mas tornam os seus passeios bem mais fáceis, na medida em que é mais fácil segurar e manter o cão perto de si, sem que este lhe arranque o braço! Depois peça ajuda a um treinador positivo para lhe dar as técnicas de como pode ensinar o seu cão a andar sem puxar, na trela. Mas esta trela permite-o ter passeios mais relaxados e focar-se entretanto noutras coisas como brincar, treinar sentas ou simplesmente gozar dos passeios.


COLEIRAS E PEITORAIS QUE ACONSELHAMOS:

- Coleiras acolchoadas por dentro: mais apropriadas em cães que já saibam caminhar sem puxar ou em cachorros. Também para usar em associação com o peitoral EasyWalker.
- Peitorais acolchoados por dentro: podem ser úteis em cães de porte pequeno que não incomodem quando puxam. De preferencia com dupla pega para a trela, no dorso e à frente.
- Peitoral Easy Walk: Ao contrário dos peitorais comuns que estimulam o cão a tracionar e ficar “de pé” nas patas traseiras, o EW desestimula essas reações devido a guia ir na frente do cão e a tira fazer pressão nos músculos peitorais. Pode causar algum "trauma" na pele junto ao peito do animal e nesse caso não deve ser usada!


 




COLEIRAS QUE DESACONSELHAMOS:

- Coleiras Estranguladoras:
Estas coleiras podem ser eficazes, no entanto é extremamente difícil usá-las correctamente e existem várias desvantagens no uso das mesmas. O castigo (a aplicação do esticão na trela quando o cão puxa) tem que ser suficientemente forte para ser eficaz. Se a coleira não causar dor, transtorno, medo ou desconforto esta não será eficaz e o cão continuará a puxar porque a consequência não é suficientemente forte para o fazer parar.
Em contrapartida se aplicarmos um esticão com força a mais corremos o risco de causar danos irreparáveis na traqueia do cão, corremos o risco de abusar do cão aplicando um castigo desproporcional ao comportamento em questão, fazendo com que o cão desenvolva agressão defensiva, medo. ansiedade ou vários outros problemas.

- Coleiras de Bicos: operam tal como as estranguladoras através da aplicação de reforço negativo e castigo positivo, isto é, funcionam através da aplicação de punições e aversivos. Em comparação com as estranguladoras as coleiras de bicos não causam tantos danos nas traqueias dos cães sendo por isso mais seguras nesse aspecto, sendo que aplicam dor e desconforto em maior intensidade e poderão causar dano substancial na pele do pescoço do cão.

- Coleiras de electro-choques: Operam de forma similar às anteriores aplicando uma punição por intermédio de um choque eleéctrico.


Sem comentários:

Enviar um comentário