quinta-feira, 8 de novembro de 2018

ESTIMULAÇÃO MENTAL

As capacidades inatas dos cães têm servido ao longo dos tempos para a sua sobrevivência no meio ambiente onde se encontram. Ora, o meio onde o cão se insere hoje é bem distinto do habitat natural onde podia caçar, correr, perseguir, cheirar, brincar, enfim... sobreviver com sucesso.
Os cães dos nossos dias estão inseridos em núcleos familiares e desenvolveram por isso competências mais relacionais, de cooperação com os humanos e adaptaram já alguns dos seus comportamentos às necessidades que sentem neste meio.
No entanto, hoje acabam por passar muitas horas sozinhos, muitas vezes tendo de ficar fechados dentro de apartamentos, sem poder executar comportamentos naturais da sua espécie, como caminhar por vários kilometros, perseguir cheiros ou até mesmo caçar o seu próprio alimento. 
Ao mesmo tempo a separação por longas horas dos humanos com quem criaram uma relação de dependência, que vai para além do vinculo, causa muitas vezes grandes crises de ansiedade de separação.
Estes vários fatores trazem grandes níveis de frustração e acumulação de stress aos nossos animais de companhia, atingindo muitas vezes o nível de perturbação de comportamento, degenerando em comportamentos obsessivos e patológicos.
Muitos são os relatos deste género:
"o nosso cão destrói tudo lá em casa" "chora horas sem fim sempre que saímos de casa" "rói partes do seu próprio corpo" "fica histérico e descontrolado" "só queríamos ter um cão calmo com que pudéssemos interagir tranquilamente"

É aqui que a estimulação mental entra com um papel de especial relevância!

Existem várias estratégias para promover a estimulação mental do seu cão, tendo por fim, restabelecer algum equilíbrio, entre as necessidades fisiológicas ou inatas do animal e a falta de necessidade ou possibilidade de as executar no tempo e ambiente em que se encontra.

Existem jogos, puzzles, comedouros, dinâmicas que os obrigam a desempenhar tarefas exercitando o seu cérebro e promovendo o desempenho de tarefas muito aproximadas das capacidades inatas do cão. Assim podemos, através da estimulação mental, ajudara a promover o bem-estar do seu cão!

Veja alguns vídeos aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=dU0BaVioicA
https://www.youtube.com/watch?v=bJghpOScuBA

Inscreva-se aqui no nosso curso de estimulação mental: https://goo.gl/forms/lvTyXVitGct4JRLt2



Sem comentários:

Enviar um comentário