O comportamento é a ligação entre organismos e o ambiente, e entre o sistema nervoso e o ecossistema. O comportamento é uma das propriedades mais importantes da vida animal.
As bases da psicologia comportamental foram descobertas graças às experiências de Edward Thorndike, um dos mais influentes investigadores do comportamento animal.
As conclusões de dezenas de horas de observação analisando o comportamento dos animais indicavam que um determinado ato, seguido de resultados positivos, imprime na memória do animal a lembrança desse ato específico, enquanto que um ato que não resultou em nada é esquecido. A essa descoberta de Thorndike passou a ser chamada de Lei do Efeito.
Anos mais tarde o psicólogo americano Skinner aprimorou as descobertas de Thornidike, estudando detalhadamente os efeitos da freqüência de reforços e das punições sobre o comportamento dos animais.
Segundo a aprendizagem associativa, para se aprender tem de se associar estímulos e respostas ou associar estímulos. Existem dois tipos de aprendizagem associativa: o condicionamento clássico e o condicionamento operante.
Segundo a bióloga comportamental Karen Pryor, o treino de reforço moderno baseia-se não na crença popular, mas na ciência do comportamento. Cientificamente falando, o reforço é um evento que ocorre durante ou após um comportamento, e aumenta a probabilidade desse comportamento acontecer no futuro. O sistema de treino de reforço, baseado no condicionamento operante, é um conjunto de princípios científicos que descrevem o desenvolvimento do comportamento, no qual o animal "opera" no ambiente, em vez de ocorrer o contrário.
No entanto, muitos dos comportamentos foram adquiridos ao longo do processo de socialização e desenvolvimento, devendo encarar-se o animal como um todo, influenciado por necessidades os especificidades intrínsecas e extrínsecas.
Diversas ciências e estudos contribuíram para um entendimento cada vez maior sobre o comportamento dos cães. Através deles podemos entender, interpretar e modificar diversos comportamentos. Através da etologia, por exemplo, podemos compreender diversos comportamentos que, hoje, não possuem nenhuma função aparente. Somente uma investigação multidisciplinar permite um real entendimento do comportamento do cão dentro de nossas casas.
- Comportamento canino - como entender, interpretar e influenciar o comportamento dos cães, Alexandre Rossi, R. Bras. Zootec. vol.37 no.spe Viçosa July 2008
- Não o Mate! A nova arte de ensinar e treinar, Karen Pryor
- Aprendizagem, Carlos Vila, Sandra Diogo e Anabela Vieira, www.psicologia.com.pt
- https://positivepolicedogs.files.wordpress.com/2016/04/hierarchyofdogneeds-this-one.jpg
- O significado da pesquisa em Comportamento Animal, Charles T. Snowdon - Universidade de Wisconsin, Estudos de Psicologia 1999, 4(2), 365-373 365
- Fisiologia do Comportamento. CARLSON, N.R..7 edição. Editora Manole, 2002.
- http://www.psicologiaanimal.com.br/inspa.php?id=7
Veja aqui o que diz a Ordem dos Veterinários sobre a educação canina:
http://www.youtube.com/watch?v=tWbFA79PRhc&feature=share
DICAS E TÉCNICAS
* ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO DE AFECTO E CONFIANÇA
Tudo começa a partir do tipo da relação que você cria com o seu cachorro. Crie uma relação de confiança, sem ansiedades, sem repressão mas sempre com afecto. O seu cão precisa de se sentir seguro e que pode confiar em si!
No entanto, atenção, porque as abordagens que podem ser muito prazerosas para nós podem não o ser para os cães. Abracinhos apertados, colos excessivos, abordagens invasivas são algo que pode dificultar a educação do seu cachorro. Deve dar-lhe atenção e carinho, mas não deve "humanizar" o seu cão, porque certamente que problemas e incómodos surgirão com o tempo. Para evitar estas dificuldades, estabeleça limites desde cedo e respeite a natureza do seu cão. O cão deve ser cão e ter comportamentos naturais de cão.
Independentemente da idade, todos irão aprender quais os próprios limites. É importante ser coerente com o que deseja tolerar desde que o cachorro chega ao seu novo lar.
Terá de estabelecer regras que sejam adequadas e lógicas para o cão e a fase de desenvolvimento dele. Não espere que um cachorro excitado ou com medo execute ordens elaboradas ou que compreenda rapidamente tudo o que quer que ele aprenda! Seja paciente e dedique algum tempo a ensinar o seu cão, usando sempre uma recompensa para quando ele faz o que deseja (reforço positivo)! Em cães mais velhos o processo poderá ser mais exigente e exigir mais dedicação, para modificar alguns hábitos ou medos já adquiridos.
* SOCIALIZE O SEU CACHORRO
Procure socializar o cão com o maior numero de pessoas, animais e ambientes que lhe for possível. Quanto mais cedo e maior for essa experiência, mais sociável ele será e menor serão os riscos de desenvolver comportamentos agressivos, ou de medo ou insegurança!
No entanto socializar não é apenas expor o seu cão a situações novas. A socialização deve ser ativa e positiva para o seu cão.
* SEJA FIRME, MAS NÃO AGRESSIVO
Educação firme não quer dizer que tenha que existir agressividade! Para estabelecer um bom vinculo é necessário que seja combinado assertividade e coerencia com gentileza, motivação e dedicação. Preste SEMPRE atenção ao comportamento do seu cão e como este reage aos seus pedidos, sendo compreensivo e coerente. Seja persistente e reforce sempre os comportamentos desejados.
Nunca eduque o seu cachorro quando estiver nervoso, com raiva ou impaciente. Saiba que todas as nossas emoções podem ser percebidas pelo seu cão e causar efeitos indesejados! Bons treinos!
* BRINQUEDOS E DISTRAÇÕES
Uma boa parte dos "disparates" que os nossos cães fazem, ou alguns comportamentos, podem ser evitados com umas boas brincadeiras!
Por vezes os cães também se sentem entediados de não ter o que fazer, ou frustrados por não terem a nossa companhia ou atenção para umas brincadeiras. Nestas situações, por vezes, surgem os comportamentos que menos desejamos!
Assim, sugerimos que tenha brinquedos que realmente estimulem o cão!
Até porque, a brincadeira, é uma excelente oportunidade para estimular mental e fisicamente os nossos companheiros!
Aqui ficam algumas sugestões de brinquedos, desde os dispensadores de comida simples, aos jogos mais complexos e até de brinquedos tipo puzzle!
Aqui fica também a sugestão de um sitio on-line onde os pode adquirir:
http://www.miscota.pt/caes/s_inteligencia-brinquedos
Escolha o brinquedo de acordo com o tamanho e temperamento do seu cão, por forma a que realmente seja adaptado para o seu caso!
Na maior parte dos casos ele vai entreter-se por longas temporadas sozinho!
Mas aproveite também para dedicar algum tempo a brincar com ele!
Cão feliz, dono feliz!
Boas brincadeiras!!
http://www.miscota.pt/caes/s_inteligencia-brinquedos
Escolha o brinquedo de acordo com o tamanho e temperamento do seu cão, por forma a que realmente seja adaptado para o seu caso!
Na maior parte dos casos ele vai entreter-se por longas temporadas sozinho!
Mas aproveite também para dedicar algum tempo a brincar com ele!
Cão feliz, dono feliz!
Boas brincadeiras!!
* A IMPORTÂNCIA DE FALAR A LINGUAGEM CANINA
Os cães não falam a nossa linguagem, nem nós a deles, como todos sabemos.
Contudo, é muito importante para estabelecer um boa comunicação entre ambos, que saibamos reconhecer a linguagem canina!
Antes de abordar um cão é muito importante perceber qual a sua disposição, para sabermos como nos devemos aproximar e interagir com ele. E podemos sabê-lo se aprendermos a ler o seus sinais corporais, porque essa é a sua forma de comunicar, tal como nós também lhes transmitimos informação através das nossas expressões, gestos e atitudes!
Muito importante também é a nossa atitude, como já falámos!
Ela pode influenciar as reacções dos nossos cães e até mesmo ser o gatilho que desencadeia reacções agressivas!
Saibam que os cães detectam micro-expressões do nosso rosto, sabendo através delas como vamos reagir de seguida. Por isso devemos ser os primeiros a dar sinais de tranquilidade, confiança, afeição e determinação!
Além disto é também importante perceber que há cães que precisam do seu espaço e dos quais não nos devemos aproximar em determinados momentos!
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