quarta-feira, 10 de julho de 2013

DICA: O MEU CÃO NÃO OBEDECE!


Existem várias razões pelas quais um cão pode não cumprir com os desejos do dono, e antes de irmos mais longe, queremos apenas dizer que a teimosia, "dominância", e obstinação raramente são a motivação por trás da recusa do seu cão para executar um comportamento bem conhecido. Por mais frustrante que possa ser quando o seu cão parece rejeitar a sua ordem, vale a pena perder o seu tempo e dar um grande passo para trás para descobrir a verdadeira razão por trás da sua desobediência.

Por exemplo, uma das razões mais comuns por trás da "desobediência" é uma simples falta de compreensão. Embora possamos pensar que o cão sabe o que é suposto fazer, muitas vezes ele pode não entender completamente o comportamento.

Lembre-se, a aprendizagem não é linear! Só porque o seu cão tem realizado com sucesso o comportamento uma, duas, ou até mesmo uma centena de vezes, isso não significa que ele seja sempre capaz de lembrar o que deve fazer num outro momento.

Também nós nos esquecemos e cometemos erros! Quantas vezes já lhe aconteceu reconhecer alguma coisa de algum lado mas não se lembrar de onde? Quantas vezes o seu cérebro já esqueceu o nome de alguém ou uma palavra? Os cães são inteligentes, mas não lhes podemos exigir que tenham uma memória melhor que a nossa!

Se o seu cão não obedece, a primeira coisa a perguntar é se você tem certeza de que ele entende perfeitamente o que lhe está a pedir. Pergunte a si mesmo quantas vezes ele já realizou o seu pedido no passado. Só porque ele sabe como se sentar em sua casa, não significa que ele entenda que "sentar" significa a mesma coisa no parque, no veterinário, ou até mesmo o quintal da frente.

Isso leva-nos à segunda razão para a maioria dos cães parecem "desobedecer": a distracção. É mais difícil para nós, para realizar qualquer comportamento, não importa o quão bem nós o fazemos, quando há mais coisas acontecer ao mesmo tempo. Você pode ser um génio a resolver equações algébricas, mas será capaz de realizar uma multiplicação ou divisão complexa no topo de uma montanha-russa? Você pode ser um óptimo condutor, mas isso significa que você vai sempre manter seus olhos na estrada, mesmo enquanto conduz ao lado de um grande incêndio ou acidente? Da mesma forma que podemos esquecer as palavras de uma canção quando lhe pedirem para cantar na frente de uma multidão, muitos cães têm dificuldade em realizar quando há mais coisas acontecer no meio ambiente.

Se o seu cão não está a ouvi-lo, pergunte-se se você trabalhou até este nível de distracção ou se você está a pedir muito do seu cão. Assim como nós começamos a prender a conduzir num estacionamento e em estradas mais calmas antes de nos exporem à hora de ponta da cidade, os cães também precisam ser preparados progressivamente.

Eu posso começar a trabalhar em minha casa, depois no quintal com o cão à trela, depois sem trela no quintal, em seguida, com uma trela longa no parque local, e, finalmente, sem trela no parque, antes mesmo de deixar o cão caminhar sem trela.

Finalmente, alguns cães parecem desobedecer porque o equilíbrio do reforço está incorrecto. Não se surpreenda porque nós fazemos a mesma coisa. De volta ao nosso exemplo de condução, se você me pedir para virar à esquerda, mas o semáforo está vermelho, não arrisco virar, mesmo entendendo perfeitamente o que você quer que eu faça. Há uma motivação a competir: o meu medo de causar um acidente de trânsito ou levar uma multa. Da mesma forma, muitos cães não cumprem, porque estão mais preocupados com as consequências exteriores do que com o que estão a ouvir. Vemos muitos cães nervosos que se recusam a deitar-se à ordem do dono porque estão com muito medo de se colocar em uma posição vulnerável. Dor (ou medo da dor) também podem causar esse tipo de resposta!

Às vezes, os cães vão desobedecer não porque eles estão preocupados com outra coisa, mas porque algo está a motivá-los mais. O seu cão não pode vir quando você o chama, mesmo que geralmente ele seja bastante confiável e realmente goste de vir, se ele estiver felicíssimo a perseguir um coelho. Se o seu cão estiver ocupado com um desafio interessante, pode não ser capaz de se concentrar em si. Nestes casos, você precisa de se perguntar como fazer cumprir os seus desejos de forma mais gratificante para o seu cão do que o que actualmente detém seu interesse.
Em vez de punir o seu cão pelo seu fracasso de não cumprir as suas ordens, deve tentar descobrir brincadeiras, comida, brinquedos, etc., que o seu cão adore. Depois, use estes estímulos acompanhando a ordem que deseja que ele cumpra, para o motivar a fazer o que deseja, recompensando-o (entregando o estímulo motivador que usou) quando ele executar bem!
Quando não executar bem, ignore e não recompense o comportamento incorrecto.
Acima de tudo seja paciente, compreensivo e perseverante!


fonte: http://paws4udogs.wordpress.com/2013/05/27/but-he-knows-it/

1 comentário: